AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO
O grande desafio da revolução tecnológica é o de garantir que todas as pessoas tenham acesso à tecnologia e ao conhecimento para que não fiquem excluídas da economia digital. Acreditamos que a educação tem um papel fundamental nesse processo: ela é o grande catalisador e difusor de todas as transformações sociais e econômicas. A educação formal é o mais importante processo de inserção de crianças e adolescentes na sociedade que desejamos, e, nesse processo, as tecnologias da formação e da comunicação têm um papel preponderante. (Liderança, gestão e tecnologias, PUC-SP)
Quando as técnologias entram em cena nas aulas, nós professores, deixamos de ser meros aramzenadores de informações para nos tornar companheiros em busca delas. E nesse tempo de transformações em que o mundo está em constantes mudanças, entre as quais está a revolução tecnológica que vem, aos poucos determinando um novo sistema socioeconômico nos vários campos de ação humana, mas, principalmente na área da educação não há como fugir do novo. Precisamos sim buscar novas estratégias de trabalho e, principalmente, cursos que nos dêem suporte nesse sentido. Não há como negar que a cada dia surgem novos modelos de ensino aprendizagem. Por isso, é necessário ficar atento às mudanças e as novas práticas pedagógicas.
Como educadores, devemos ter consciência das mudanças que são necessárias na educação em decorrência dessa nova realidade, na qual a última coisa que a escola precisa ou deve fazer é jogar mais informação disciplinar, em compartimentos estanques, em cima dos alunos. Devemos nos conscientizar que o processo de mudança precisa ser entendido e gerenciado para ser conduzido, convencer-nos do papel essencial que a tecnologia pode desempenhar na viabilização de uma aprendizagem ativa e colaborativa dos alunos dentro e fora da escola.
Em nosso PPP, contemplamos a inserção das das TICs, alertando quanto a responsabilidade e os cuidados que devemos ter ao trabalhar com as mesmas. Por exemplo, quando se trata da sala informatizada as regras são:
a) A sala possui dez computadores, com programa operacional Linux e dez computadores de bancadas. É aconselhável que o professor antes de iniciar sua aula na sala, verificar suas reais condições e equipamentos.
b) A reserva da sala deverá ser feita junto ao responsável pela sala de informática que mantem uma agenda para anotação de horários.
c) O professor, junto com o atendente da sala, é responsável pela utilização, conservação e organização da sala e dos equipamentos. Qualquer problema deverá ser comunicado imediatamente pelo responsável pela sala de informática á Direção da escola.
e) O professor deverá estabelecer objetivo claro e específico para as atividades com os
alunos junto aos computadores
f) Ao final da aula o professor, juntamente com o atendente da sala, deverá conferir se os acessórios (mouse, teclado, fone de ouvido...) estão nas respectivas máquinas.
Com outras midias, tais como televisores, aparelhos de dvds, câmera digital, aparelhos de som e outros, também são tomados os devidos cuidados.
O uso das TICs, técnologias da informação e comunicação é um processo irreversivel. Não dá pra imaginar nosso cotidiano sem computadores, internet, celulares, câmeras digitais, mensagens instantâneas, e-mail e outros.
Mas vale ressaltar mais uma vez, as TICs deverão ir para a sala de aula com um objetivo que vá de encontro aos conteudos, tornando o trabalho pedagógico mais eficiente e atraente tanto para os alunos quanto para o professor, pois com objetivos claros ele irá permitir a construção de um trabalho de colaboração e de participação em conjunto entre as partes professores e alunos.
Como educadores, precisamos aproveitar tudo o que venha nos ajudar na construção de um aprendizado eficaz, estando atentos às diversas possibilidades e a seus prós e contras. Esta é a hora de enfrentar tudo com coragem, determinação e muita criatividade.
Marceli Caovilla Bianchin Diretora de Escola
O grande desafio da revolução tecnológica é o de garantir que todas as pessoas tenham acesso à tecnologia e ao conhecimento para que não fiquem excluídas da economia digital. Acreditamos que a educação tem um papel fundamental nesse processo: ela é o grande catalisador e difusor de todas as transformações sociais e econômicas. A educação formal é o mais importante processo de inserção de crianças e adolescentes na sociedade que desejamos, e, nesse processo, as tecnologias da formação e da comunicação têm um papel preponderante. (Liderança, gestão e tecnologias, PUC-SP)
Quando as técnologias entram em cena nas aulas, nós professores, deixamos de ser meros aramzenadores de informações para nos tornar companheiros em busca delas. E nesse tempo de transformações em que o mundo está em constantes mudanças, entre as quais está a revolução tecnológica que vem, aos poucos determinando um novo sistema socioeconômico nos vários campos de ação humana, mas, principalmente na área da educação não há como fugir do novo. Precisamos sim buscar novas estratégias de trabalho e, principalmente, cursos que nos dêem suporte nesse sentido. Não há como negar que a cada dia surgem novos modelos de ensino aprendizagem. Por isso, é necessário ficar atento às mudanças e as novas práticas pedagógicas.
Como educadores, devemos ter consciência das mudanças que são necessárias na educação em decorrência dessa nova realidade, na qual a última coisa que a escola precisa ou deve fazer é jogar mais informação disciplinar, em compartimentos estanques, em cima dos alunos. Devemos nos conscientizar que o processo de mudança precisa ser entendido e gerenciado para ser conduzido, convencer-nos do papel essencial que a tecnologia pode desempenhar na viabilização de uma aprendizagem ativa e colaborativa dos alunos dentro e fora da escola.
Em nosso PPP, contemplamos a inserção das das TICs, alertando quanto a responsabilidade e os cuidados que devemos ter ao trabalhar com as mesmas. Por exemplo, quando se trata da sala informatizada as regras são:
a) A sala possui dez computadores, com programa operacional Linux e dez computadores de bancadas. É aconselhável que o professor antes de iniciar sua aula na sala, verificar suas reais condições e equipamentos.
b) A reserva da sala deverá ser feita junto ao responsável pela sala de informática que mantem uma agenda para anotação de horários.
c) O professor, junto com o atendente da sala, é responsável pela utilização, conservação e organização da sala e dos equipamentos. Qualquer problema deverá ser comunicado imediatamente pelo responsável pela sala de informática á Direção da escola.
e) O professor deverá estabelecer objetivo claro e específico para as atividades com os
alunos junto aos computadores
f) Ao final da aula o professor, juntamente com o atendente da sala, deverá conferir se os acessórios (mouse, teclado, fone de ouvido...) estão nas respectivas máquinas.
Com outras midias, tais como televisores, aparelhos de dvds, câmera digital, aparelhos de som e outros, também são tomados os devidos cuidados.
O uso das TICs, técnologias da informação e comunicação é um processo irreversivel. Não dá pra imaginar nosso cotidiano sem computadores, internet, celulares, câmeras digitais, mensagens instantâneas, e-mail e outros.
Mas vale ressaltar mais uma vez, as TICs deverão ir para a sala de aula com um objetivo que vá de encontro aos conteudos, tornando o trabalho pedagógico mais eficiente e atraente tanto para os alunos quanto para o professor, pois com objetivos claros ele irá permitir a construção de um trabalho de colaboração e de participação em conjunto entre as partes professores e alunos.
Como educadores, precisamos aproveitar tudo o que venha nos ajudar na construção de um aprendizado eficaz, estando atentos às diversas possibilidades e a seus prós e contras. Esta é a hora de enfrentar tudo com coragem, determinação e muita criatividade.
Marceli Caovilla Bianchin Diretora de Escola
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